Novo Centro de Investigação e Desenvolvimento da APTIV cria 150 empregos em Braga2018-11-22T16:47:34+00:00

Project Description

Novo Centro de Investigação e Desenvolvimento da APTIV cria 150 empregos em Braga

3 Outubro, 2018

Só em 2017 a multinacional empregou mais 310 pessoas

A Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, inaugurou no passado mês de maio o novo Centro de Investigação e Desenvolvimento da Aptiv, estrutura que vai criar 150 novos postos de trabalho em Braga até final de 2019 e permitir o crescimento da empresa, que ocupa já o 6º lugar no ranking das maiores exportadoras nacionais.

Para Ana Teresa Lehmann, "a Aptiv sabe estar sempre na vanguarda da inovação. Estamos a assistir à quarta revolução industrial, que se baseia na digitalização. Esta organização é um exemplo deste progresso e tem dado um contributo assinalável para o crescimento da indústria automóvel."

O novo centro tecnológico vai possibilitar que a multinacional, para além de produzir, possa também criar e desenvolver de raiz soluções de mobilidade inovadoras para as grandes marcas da indústria automóvel de toda a Europa.

"Com este Centro, a Aptiv vai, a partir de Braga, passar a desenvolver tecnologia de ponta para os grandes fabricantes da indústria automóvel de toda a Europa, o que nos permitirá aumentar a nossa competitividade", afirmou Rui Enes, presidente do conselho de administração da Aptiv Portugal.

A mesma fonte destacou ainda "a localização estratégica" da empresa que, "muito próxima de Universidades de excelência, vai permitir desenvolver parcerias e captar os melhores quadros, de modo a que a Aptiv possa levar a engenharia portuguesa às grandes marcas do setor automóvel".

Presentes na iniciativa estiveram também o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio; o presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira; e o Pró-reitor da Universidade do Minho, Guilherme Pereira, que reconheceram o papel que a Aptiv tem na região e o impacto significativo que a abertura deste Centro trará para a economia nacional.

Para além de desenvolver produtos de alta tecnologia, a Aptiv pretende ainda, com a nova estrutura, desenvolver parcerias com instituições locais, nomeadamente Universidades e outros Institutos.

Já em 2017, a multinacional tinha contratado 310 pessoas, contabilizando atualmente cerca de mil colaboradores em Portugal.

Em atividade há mais de 50 anos, a Aptiv em Braga produz sistemas de navegação, sistemas áudio e multimédia móvel, ecrãs tácteis, controladores de bordo, entre outros dispositivos com reconhecidos níveis de qualidade e eficiência.

Só na unidade fabril de Braga, a Aptiv produz mais de 17 mil unidades por dia, num total de 4 mil peças por ano. No portfólio de clientes, a empresa conta com marcas como a Audi, Porsche, BMW, Ferrari, Volkswagen, Fiat, Volvo, entre outras.