Como comunicar durante uma pandemia em quatro passos2020-05-11T16:48:32+00:00

Project Description

Como comunicar durante uma pandemia em quatro passos

7 Maio, 2020

Se há uma coisa que podemos dizer com certeza é que, no início deste ano, ninguém adivinharia que estaríamos, hoje, a viver uma pandemia. Quase dois meses volvidos desde o aparecimento do primeiro caso em Portugal, é certo que muita coisa mudou, a comunicação incluída.

A comunicação é uma ferramenta fundamental para darmos a conhecer o nosso negócio e, se for bem pensada e implementada, revela-se uma importante vantagem competitiva.

As marcas tiveram de se reinventar em si mesmas e, naturalmente, reinventar a forma de comunicar com os seus clientes e parceiros. Muitas empresas funcionam, nesta época, em regime de teletrabalho e tantas outras foram obrigadas a fechar portas, ficando a questão: então, e agora, como vamos chegar ao nosso público?

Para responder a esta pergunta, deixamos 4 ideias para comunicar bem, em tempo de COVID-19.

01. Esteja presente. Se desaparecer agora, ninguém se vai lembrar no futuro.

Redes sociais, site, e-mail marketing, newsletters, correio, entre muitas outras plataformas. As possibilidades para se manter em contacto com os seus clientes são infinitas, por isso, comece a planear conteúdo e a manter-se em contacto com os seus parceiros, comunidade e clientes.

02. O que é mais importante, neste momento?

A prioridade são as pessoas, a solidariedade, o cuidado, a empatia e não as vendas.

A comunicação em tempo de crise não pode ter um cunho demasiadamente comercial, principalmente, adivinhando-se uma crise financeira futura. Tem, pelo contrário, de procurar humanizar a marca e, uma vez mais, mantê-la na memória dos seus clientes.

Procure partilhar conteúdo positivo, que transmita esperança, que mostre que se preocupa com o bem-estar de todos. Procure reforçar o sentido de comunidade, de pertença, de aliança, entre si, os seus parceiros, clientes e colaboradores.

Focar-se demasiado em questões comerciais, neste momento, pode danificar a imagem da sua marca no futuro.

03. Seja genuíno. Quem é e o que defende?

De nada vale comunicar exaustivamente, se a mensagem não for verdadeira e genuína. Neste e em todos os momentos importa forcar-se naquilo em que realmente acredita: valores, missão, crenças, motivações, visão, principais qualidades que quer ver associadas à sua marca.

04. Reinvente-se. Seja criativo e experimente.

Saia da sua zona de conforto e explore novas plataformas de criação de conteúdo. Este é o melhor momento para materializar novos desafios: faça publicações diferentes, com conteúdo interessante e relevante, e aprimore a coerência visual da sua marca nas diversas plataformas que utiliza para comunicar.