Como comunicar com a Equipa em teletrabalho?2020-05-11T16:36:30+00:00

Project Description

Como comunicar com a Equipa em teletrabalho?

6 Maio, 2020

As novas medidas de isolamento físico face ao novo coronavírus obrigaram muitas empresas a abandonar temporariamente os seus escritórios, a entrar em regime de teletrabalho e, com isso, a ter de procurar novos métodos de comunicação à distância.

A Equipa MEDIA TAILORS reuniu um conjunto de dicas e ferramentas para facilitar esta nova dinâmica de trabalho:

1) Praticar uma escuta (ainda) mais ativa

Manter equipas de trabalho unidas pode ser um grande desafio nesta fase. Incentivar a partilha de opiniões, sugestões de melhoria, novas ideias e necessidades manifestadas pelos colaboradores é imprescindível para que o espírito de equipa seja garantido.

2) Feedbacks constantes e celebrar os bons resultados

Para além de ouvir o que os colaboradores têm a dizer, é importante haver um fluxo de troca de impressões quanto ao trabalho realizado, para que o sentimento de trabalhar à distância não se torne num sentimento de trabalhar em isolamento. Para que a motivação não se perca, mesmo em trabalho remoto, é importante referir os sucessos dos colaboradores.

3) Mais encontros por videochamada

Este método é a maior aproximação que se consegue fazer ao ambiente da empresa. Deve-se investir em reuniões por videochamada como forma de manter a equipa conectada e dentro do espírito de trabalho. As opções de ferramentas para reuniões em videochamada são múltiplas. Deixamos algumas sugestões: Skype, Zoom ou Google HangOut,.

4) Uma boa oportunidade para o uso de redes sociais

A troca de e-mails não deve ser esquecida, no entanto, para tornar a comunicação mais instantânea e fácil para pequenos assuntos, redes sociais como o Facebook, Whatsapp e Slack são boas opções para interagir com os nossos pares.

5) Organizar o trabalho virtualmente

Com a distância, elaborar planos de trabalho com objetivos e prazos claros é essencial para que a produtividade não se perca. Assim, ferramentas de gestão e planeamento de tarefas como o Trello, a Asana, o Weekdone, ou o Todoist são indispensáveis. Para quem procura uma ferramenta mais abrangente de gestão de equipas, o Basecamp pode ser uma boa solução.

No que respeita a ferramentas de comunicação, é importante, contudo, ser seletivo, uma vez que o excesso pode fazer com que a equipa se disperse. O segredo é atribuir um objetivo específico a cada meio utilizado.