Guia de boas práticas: comunicação com os media2020-07-09T09:34:17+00:00

Project Description

Guia de boas práticas: comunicação com os media

2 Setembro, 2020

Parece-nos evidente que a Covid-19 veio alterar a forma como as marcas estão a comunicar. Há uma maior aposta no digital, verifica-se o aumento de transmissão de mensagens positivas e, muitos estrategas optaram por reforçar a presença mediática das suas marcas.

Porquê? O público confere um maior crédito a notícias veiculadas nos órgãos de comunicação, quando comparadas com publicidade. Conteúdos editoriais são mais genuínos e imparciais e ampliam a notoriedade das marcas.

O Instituto da Reuters para o Estudo do Jornalismo (que funciona na Universidade de Oxford) publicou um relatório que afirma que os portugueses são os europeus que mais confiam nas notícias e, por outro lado, são os que mais usam bloqueadores de publicidade online.

Neste sentido, acreditando que esta será também uma estratégia futura da sua marca, preparámos um breve guia de boas práticas de como comunicar com os media.

- Seja conciso e direto: selecione apenas três ideias ou mensagens chave que quer transmitir;

- Tenha uma linguagem simples, mas não simplista: apresente raciocínios compreensíveis e transmita-os de forma acessível a qualquer público;

- Seja empático, não um humorista: evite recorrer à ironia, principalmente em entrevistas para imprensa escrita ou para rádio, visto que na ausência de imagem torna-se difícil a sua compreensão.

- Ignorar as câmaras e manter o olhar direcionado para o jornalista e uma postura descontraída, sem, no entanto, mexer a cara e/ou gesticular em excesso.