Influenciadores digitais: que vantagens?2020-09-25T11:52:07+00:00

Project Description

Influenciadores digitais: que vantagens?

22 Novembro, 2020

Nos últimos anos, as redes sociais alcançaram um papel determinante na difusão de informação, na definição de tendências e no posicionamento de marcas.

O mais recente estudo da Marktest, publicado no final de 2019, concluiu que, em média, os portugueses passam 93 minutos por dia nas redes sociais.

Inevitavelmente, alguns utilizadores, pelo tipo de conteúdo que partilham, começaram a ter algum destaque, liderando opiniões e estabelecendo modas. E assim nasceram os influenciadores digitais!

Na MEDIA TAILORS acreditamos que estes utilizadores, em diferentes segmentos (lifestyle, moda, viagens, família, sustentabilidade) e com diferentes dimensões (micro/macro), podem trazer ganhos inegáveis para as marcas chegarem os seus públicos e, até mesmo, criarem uma imagem na mente do consumidor.

Por isso, vamos mostrar-lhe as duas principais vantagens de incluir influenciadores digitais na estratégia da sua marca:

Mais notoriedade, mais vendas

Os influenciadores lideram opiniões e influenciam escolhas, logo, quando partilham um produto de uma marca, a procura tende a aumentar, traduzindo-se, naturalmente, em vendas.

Acresce que influenciadores são bastante eficazes na construção de uma imagem positiva de uma marca, conferindo-lhe credibilidade e notoriedade, uma vez que os seus seguidores, por norma, confiam bastante nas suas opiniões.

Para que esta imagem seja criada de forma bem-sucedida, as partilhas deverão ser o mais naturais possível e as marcas têm, obrigatoriamente, de se identificar com os influenciadores e vice-versa.

Mais conteúdo, mais alcance digital

Bons influenciadores são, à partida, bons comunicadores e se isto não se verificar, tem muito por onde escolher, por isso, aposte na pessoa certa.

Há vários tipos de influenciadores, no entanto, somos da opinião de que aqueles que ainda não atingiram o estatuto de “celebridade”, ou seja, os que se mantém como “pessoas normais”, que conseguiram criar uma comunidade e que têm um maior engagement, poderão trazer um maior retorno.

Estes influenciadores são ótimos para transmitir os valores da marca, muito para além das vantagens dos seus produtos ou serviços.

Para além disso, são uma mais valia porque as marcas podem aproveitar os conteúdos partilhados para as suas próprias redes sociais.

É, também, imprescindível que as marcas garantam que os influenciadores as identifiquem nas partilhas que fazem. Esta prática vai aumentar o alcance das redes sociais das marcas, impulsionar o número de seguidores.

Para que possa tirar partido destas vantagens é, no entanto, necessário que tenha objetivos bem definidos: o que pretendo alcançar? A quem quero chegar? Quem será o influenciador mais indicado? Nos próximos dias, vamos deixar-lhe algumas dicas sobre como definir uma estratégia à medida das suas necessidades.