O que não esquecer na comunicação pós-crise2020-08-04T11:02:59+00:00

Project Description

O que não esquecer na comunicação pós-crise

29 Julho, 2020

Nos últimos meses, muitos planos de comunicação e marketing tiveram de ser totalmente reajustados com a certeza de que a situação em que vivemos reforça, ainda mais, a necessidade de comunicar. Este é o momento de adaptar e ampliar a comunicação.

Empatia gera proximidade e esta é a máxima que propomos que tenham presente, nos próximos tempos, junto dos vossos públicos.

1. INTERNOS

O endobranding existe exatamente para reforçar a imagem da marca junto dos públicos internos e apresenta-se como uma ferramenta poderosíssima para que empresas e instituições tenham um crescimento sustentável e uma presença forte no mercado. Na MEDIA TAILORS aplicamos, na perfeição, a teoria de que só Equipas felizes, fazem clientes satisfeitos. Com efeito, e com grande parte dos funcionários das empresas com horários diferenciados, consideramos que o sentimento de Equipa deverá ser reforçado. Por isso, deixamos duas dicas de como ajudar a “vestir a camisola”:

Praticar uma escuta ativa e celebrar bons resultados   

Incentivar a partilha de opiniões, novas ideias e necessidades manifestadas pelos trabalhadores é imprescindível para que o espírito de equipa seja garantido.

Organizar o trabalho e estabelecer objetivos e prazos claros 

Elaborar planos de trabalho com objetivos e prazos claros é essencial para aumentar a produtividade. Ferramentas de gestão e planeamento de tarefas como o Trello, a Asana, o Weekdone, ou o Todoist são indispensáveis. Para quem procura uma ferramenta mais abrangente de gestão de equipas, o Basecamp pode ser uma boa solução.

2.EXTERNOS 

Só em abril de 2020 a tendência foi clara: as compras online cresceram 200%. Naturalmente, as marcas sentem a urgência de criar ou reforçar as plataformas de e-commerce com vista a melhorar a experiência de compra do utilizador.

Por outro lado, redobrar a atenção ao comportamento do consumidor é fundamental para perceber as atuais necessidades e adaptar a oferta.

Deixamos três dicas simples para aplicarem desde já:

- Princípio Kiss (Keep it simple and short): criem páginas intuitivas, com o menor número de subpáginas e de anúncios.

- Páginas visualmente apelativas, sem excesso de cores, mas com algum contraste.

- Aproveitem o momento da compra para recolherem contactos e reforçarem a base de dados.