Google Trends: Como tirar partido desta ferramenta valiosa e gratuita?
Em janeiro, nas nossas redes sociais, destacámos os termos mais pesquisados pelos portugueses no Google em 2022, informação a que só temos acesso graças ao Google Trends. E por termos recebido algumas questões, estamos aqui para esclarecer todas as dúvidas!
O que é esta ferramenta? É, nada mais nada menos, do que uma plataforma que o Google disponibiliza gratuitamente e que permite conhecer os termos mais pesquisados, fazendo comparações entre palavras ou análises temporais. E, claro, acabar com toda a curiosidade sobre os interesses dos internautas nacionais (e não só).
Mas qual o interesse para a minha marca? Ao compararmos os termos mais pesquisados, encontramos as palavras que têm maior alcance no Google e possibilita-nos fazer conteúdos que, em termos de SEO, tenham melhores resultados.
É por causa do Google Trends que, em alguns sites, lhe aparecem alguns “erros” como falhas na acentuação, por ter mais força nas pesquisas. Usar esta ferramenta é fundamental para falarmos sobre o nosso negócio. Por cá, fizemos um teste: Assessoria de Imprensa vs Relações Públicas e os resultados são claros:
Na verdade, também o sentimos quando vendemos estes serviços que, apesar de fortíssimo para as marcas, não é percebido por todas as empresas. Falar de assessoria de imprensa é, muitas vezes, falar de um bicho papão e cá está a prova.
E como me ajuda a encontrar novos temas para o meu blog? É muito simples, pode pesquisar as palavras que estão relacionadas com o seu negócio ou, até mesmo, encontrar ideias de conteúdos que tenham uma maior probabilidade de serem lidos pelos utilizadores, uma vez que permite acompanhar pesquisas começadas com “Como...?”, “O que...?” e, ainda, pesquisar por categoria ou imagens.
No fundo, e em resumo, se quer acompanhar as tendências dos consumidores e saber mais sobre os seus potenciais clientes, acompanhe o Google Trends e tenha ideias de conteúdos, encontre tendências e compare palavras.