E-mail marketing: the old fashion way que transforma contactos em clientes

O e-mail marketing faz parte do dia a dia de uma agência de comunicação, seja para a difusão de notas de imprensa ou newsletters, seja para o lançamento de campanhas de clientes. No fundo, (quase) todos os negócios podem e devem beneficiar desta ferramenta. 

Mas afinal, o que é o e-mail marketing? É uma ferramenta que permite o envio de um sem número de e-mails em poucos cliques e possibilita a comunicação regular com os seus clientes ou potenciais clientes, com o envio de campanhas, anúncios, divulgação de novos produtos ou serviços, ou até mesmo ações de charme que aproximem a sua marca da audiência. 

Ainda assim, e mesmo que este processo seja bastante simples, há algumas estratégias a considerar quando queremos utilizar esta funcionalidade. 
 

  • Crie e atualize com regularidade a base de dados: é de extrema importância que cada negócio tenha a sua lista de contactos atualizada e, naturalmente, que respeite as normas do RGPD; 

  • Investir num título ou "assunto" que crie curiosidade e ofereça valor: A grande parte das pessoas toma a decisão de abrir o e-mail com base na linha do assunto; 

  • Teste o copy, o design e TODOS os botões: numa campanha de e-mail marketing, deve ter em especial atenção os aspetos visuais do conteúdo que envia para os seus clientes ou possíveis clientes. Torne-o visualmente apelativo; 

  • Crie e-mails responsivos: a maioria das pessoas vê os seus e-mails no telemóvel, por isso desenhe as suas mensagens de forma que sejam mobile friendly.
     

Agende as suas campanhas: através das plataformas que lhe oferecem esta ferramenta, agende estrategicamente os seus e-mails. Programe o melhor dia e a hora em que o seu conteúdo vai ser enviado para a sua lista de contactos. 

PLATAFORMAS 

Há inúmeras plataformas que oferecem este serviço. O nosso conselho é que experimente planos gratuitos como o da HubSpot, da E-goi ou do Mailchimp e, depois de conhecer as mais-valias que o e-mail marketing traz para o seu negócio, evolua para as versões pagas, que lhe fornecem muitas outras funcionalidades.  
 
VANTAGENS: 

Utilizar o e-mail marketing é intuitivo, rápido e fácil. Para além disto, é mensurável. Estas plataformas oferecem-lhe os dados estatísticos referentes às campanhas que lançar, dando-lhe, assim, a possibilidade de quantificar o retorno do seu investimento.  

A personalização, a segmentação, o reforço do branding da marca e a fidelização de clientes são algumas das diversas vantagens que esta funcionalidade traz consigo. 
 
DESVANTAGENS: 

Se a comunicação através do e-mail for excessiva, os possíveis clientes podem deixar de abrir as informações que lhes são enviadas deixando, assim, de haver conversão. Este tipo de marketing também pode ser prejudicado se o cliente marcar as suas mensagens como spam, uma vez que diminui a taxa de entrega das mesmas. 
 

Dica: é essencial que faça regularmente uma limpeza à sua lista de contactos. 

Facilite o seu trabalho e impulsione o seu negócio com uma das melhores ferramentas de marketing. Se quiser ajuda neste processo, a equipa MEDIA TAILORS está aqui para lhe dar uma mãozinha. Contacte-nos através do geral@mediatailors.pt. 

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