Notas de Imprensa: Como impactar os media?

Redigir notas de imprensa, notas de agenda, comunicados de imprensa ou convites à imprensa é o nosso dia a dia e, quem trabalha em agência, sabe bem o desafio que é escrever sobre temas tão diversos como lifestyle, economia ou saúde e conseguir “mudar o chip” sem nunca perder o fio à meada.

E é por sermos mestres nestas temáticas que hoje vamos desvendar alguns truques fundamentais para quem pretende escrever notas de imprensa que de facto tenham impacto nos media, seja por originarem a partilha de notícias, seja por impulsionarem outros trabalhos, como entrevistas ou reportagens.

Deixamos alguns conselhos que deverá ter em conta e que poderão fazer a diferença no seguimento que os media darão à nota de imprensa enviada:

• Ler notícias. Aproximarmo-nos das linhas de pensamento dos jornalistas, do estilo editorial dos jornais ou conhecermos as notícias para além das letras “gordas” é essencial para que se elaborar conteúdos que despertem a atenção dos media.

• Dominar o tema. Escrever sobre um assunto, implica estudar o mesmo e estar preparado para responder a possíveis dúvidas adicionais, tentando inclusive antecipá-las e incluir toda a informação questionável pelos media.

• Focar-se na pirâmide invertida. É fundamental hierarquizar a informação por níveis de importância. Desenvolva o primeiro parágrafo como um lead de uma notícia, respondendo a questões como: o quê; quando; onde; quem; como e porquê. A informação secundária, como contexto, declarações e outros dados, terminam a nota de imprensa.

• Incluir uma citação do líder. Aproveite para criar um bom soundbite e ofereça-o de bandeja com uma citação do líder da instituição que comunica.

• Indicar um contacto e estar disponível. Mantenha-se disponível para o esclarecimento de dúvidas e / ou questões adicionais.

• Disponibilizar fotografias ou vídeos. Envie fotografias ou vídeos em alta resolução para que os jornalistas possam ilustrar o artigo. Porque não enviar uma declaração em áudio?

• Finalizar com notas para o editor. Termine com informação básica sobre a empresa ou marca que comunica, nomeadamente e, se possível, faturação, recursos humanos e serviços ou produtos diferenciadores.

Human to Human como modelo de negócio

Tudo sobre a plataforma da vida real