CHATGPT: Não há bela sem senão

A inteligência artificial há muito que impacta o setor no qual trabalhamos, da comunicação ao marketing. Há anos que fazemos anúncios nas redes sociais e a programação dos mesmos ou a personalização dos seus públicos só é possível graças à inteligência artificial. Outro exemplo muito claro são os chatbots ou os assistentes virtuais que podem melhorar o atendimento ao cliente e diminuir os tempos de espera.  

Mas o que vos queremos falar hoje é do ChatGPT e da forma como pode estar a mudar a produção de conteúdos e o brainstorming em equipa. Para os mais distraídos, o ChatGPT é, tal como o nome sugere, uma plataforma de conversação entre a Inteligência Artificial e o utilizador, que deteta qualquer idioma e responde em segundos às questões colocadas pelo humano, com conteúdos de tal forma elaborados que surpreendem qualquer descrente. Espreite aqui e passe uns bons (e divertidos) minutos a interrogar o GPT. 

E porque estamos a falar dele? Em apenas cinco dias ultrapassou um milhão de utilizadores e, nos dois meses após o seu lançamento, já tinha atingido 100 milhões de novas contas, tornando-se a plataforma online com o crescimento mais rápido de sempre, destronando o TikTok e o Twitter (agora X).  

Esta plataforma promete melhorar o dia a dia de profissionais da comunicação, facilitando-lhes aquelas palavras que estavam enferrujadas ou dando boas dicas para os dias com menor inspiração. E o mais engraçado é que garante que o conteúdo é envolvente para o público que o lê.   

Mas atenção que o ChatGPT não deverá substituir o papel de nenhum profissional, uma vez que, apesar da qualidade do texto fornecido, não cria conteúdos exclusivos e existe uma outra série de questões legais que podem pôr em causa a ética da sua utilização. Um conselho? Procure só inspiração para bloqueios criativos.   

Por cá, estamos atentas à evolução da Inteligência Artificial e prometemos continuar a fazer-lhe chegar conteúdos elaborados por humanos e que o façam refletir sobre o novo caminho que traçamos em conjunto com a robótica.  

Anterior
Anterior

Estamos de parabéns

Próximo
Próximo

Como preparar a rentrée da sua marca?