Threads: uma nova comunidade ou mais do mesmo?

Foi a meio do mês mais agitado do ano que chegou à Europa a Threads, a nova rede social da Meta que foi apresentada nos media como a mais recente rival do X, ou conforme reconhecemos, o velho Twitter.  


Pois é, as aparências confundem e, de facto, as semelhanças são inegáveis. Ao contrário do Instagram, esta nova plataforma privilegia os conteúdos em texto, as conversas públicas, aparentando-se como um verdadeiro fórum de discussão. 
 

Em Portugal, quem já tiver conta no Instagram pode facilmente criar um perfil no Threads e conectar-se com os seus já habituais seguidores e seguir de volta, uma das grandes diferenças do X. No entanto, pessoas que usam o Threads sem perfil podem navegar pela rede, pesquisar contas, partilhar publicações através do seu link, mas não podem interagir com o conteúdo.  
 

Entre as grandes diferenças relativamente ao ex-Twitter, encontramos a incapacidade de enviar mensagens privadas, ter acesso às designadas trends ou editar publicações, algo que é exequível na versão paga do X. Por outro lado, é possível partilhar conteúdos até 500 caracteres, fotografias, links e vídeos com uma duração máxima de cinco minutos. 
 

Por cá, temos vindo a acompanhar as mais recentes novidades acerca desta e de outras redes, espaços de partilha que são feitos de pessoas e para pessoas. Se esta nova plataforma será boa ou má? Digamos que tudo dependente, efetivamente, das pessoas. Se estávamos à espera de grandes mudanças?Talvez, mas vamos manter-nos atentas a todos os desenvolvimentos. Se deve ser considerada na comunicação das marcas? Parece-nos que sim, dependendo dos setores e do posicionamento das organizações. 

 

De uma coisa temos a certeza: não percamos o rumo, estejamos onde é estratégico para alcançar os nossos públicos, com pertinência, utilidade e, sempre, valor acrescentado.  
 

Vamos dando notícias!  
 

Até breve,  
A Equipa MEDIA TAILORS 

Anterior
Anterior

Do lado certo da história: o jornalismo ao serviço da democracia

Próximo
Próximo

O ano 2023 em revista!